Neuropsicologia
A Neuropsicologia dedica-se à identificação e reabilitação de alterações cognitivas, como as da memória ou atenção, que possam decorrer após lesão cerebral, ou de tipo degenerativo, como as demências e Alzheimer.
A avaliação Neuropsicológica consiste na aplicação de testes neuropsicológicos e escalas funcionais e comportamentais, com o objetivo de avaliar diferentes funções cognitivas, tais como a memória, a atenção, a orientação, a linguagem, o raciocínio e a capacidade de planeamento e funcionamento executivo. Pode ser útil no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal, como método de prevenção e despiste de problemas e dificuldades futuras.
Outra área de intervenção desta especialidade é o treino cognitivo, no qual se programa e executa um plano adequado ao indivíduo e às suas necessidades específicas, com o propósito de recuperar défices ou estabilizar um processo de deterioração, de modo a aumentar a autonomia dos pacientes.
Psicologia Clínica
A consulta de psicologia desenvolve-se através de uma relação profissional de confiança entre o paciente e o psicólogo, com a finalidade de o ajudar a lidar com as suas dificuldades e problemas para os quais sente não possuir os recursos necessários. Por outro lado, a consulta tem como finalidade também desenvolver os seus recursos disponíveis e as competências que permitam lidar com problemas semelhantes de forma mais eficaz.
O processo que se estabelece entre o paciente e o psicólogo é colaborativo, ou seja, em conjunto exploram os motivos do pedido de consulta, identificam as dificuldades e os desafios, desenham objetivos e planos terapêuticos, que ajustam continuamente.De salientar que todo o processo terapêutico é regido pelo princípio da confidencialidade.
Alguns benefícios da Psicoterapia:
- O desenvolvimento da capacidade de gestão emocional de estados internos
- A aquisição de autonomia e controlo da sua vida
- A capacidade de criar novas narrativas de si próprio e dos outros, novos modos de compreender e conduzir a própria vida
- Desenvolver habilidades interpessoais como empatia, capacidade de comunicação, assertividade, resolução de problemas, etc.
A frequência das sessões e a duração do processo terapêutico dependem das necessidades particulares e dos objetivos de cada pessoa e deverão ser estabelecidos com o psicólogo.