Baralho 72 Frases Sistémicas baseadas nas Constelações Familiares

Este baralho é uma compilação de frases de cura baseadas na Obra de Bert Hellinger e nas Constelações Familiares. Foi desenvolvido com o intuito de auxiliar o trabalho do Constelador Familiar, permitindo que as sessões decorram de forma fluida e criativa. Pode ainda ser usado em outras terapias ou dinâmicas, ficando ao critério do terapeuta a melhor forma de aplicação.

Esta ferramenta é indicada para ser utilizada quer em contexto de constelação de grupo ou individual quer no próprio desenvolvimento pessoal (Auto-Constelações), permitindo olhar para os seus próprios bloqueios, que por vezes se encontram ocultos ao nível do inconsciente, como padrões repetitivos e crenças limitantes provenientes da nossa vida ou dos nossos antepassados.

Estas frases ajudam a libertar os emaranhamentos do sistema familiar e auxiliam o cliente a ver a raiz dos seus problemas e conflitos. Devem ser curtas, fortes e formuladas de maneira positiva para honrar e agradecer a todos dentro do sistema. É possível que novos movimentos surjam a partir do momento em que elas são verbalizadas, assim como sentimentos de alívio e uma nova compreensão da situação pode surgir.

Todas estas frases devem ser utilizadas com muito respeito, ditas em voz alta de forma firme e carinhosa. Imaginando o contexto, situação e a pessoa a quem a frase se destina. Para que desta forma se abra um leque de possibilidades que possam modificar a questão colocada.

 

Como utilizar as cartas para si?

1º Passo: Conecte-se com o seu baralho, através de uma pequena meditação. Pode ser qualquer meditação que já faça usualmente ou que goste, o importante é sentir-se conectado com algo Maior.

Pegue no baralho com a mão esquerda e com a mão direita em cima dele peça para que seja um instrumento de mudança na sua vida.

 

2º Passo: Defina qual o tema a trabalhar. Escreva num papel o que o preocupa numa frase curta, sem críticas, sem julgamentos, intenções nem desvalorizações.

Escreva também que emoção vai sentir se esta constelação o ajudar.

 

3º Passo: Escolha os representantes segundo o tema a tratar e posicione-os.

 

4º Passo: Baralhe as cartas até sentir que deve parar, retire uma carta e coloque-a perto do representante que elegeu para si, voltada para baixo de forma a que não consiga ler o que tem escrito. Repita a operação para os outros representantes. Após isso, coloque a sua mão em cima das cartas, conecte-se com a carta e de seguida vire, leia a frase em voz alta e sinta o que está escrito.

Observe o que sente ao dizer a frase, observe também reações e sensações que possam surgir no seu corpo. Imagine a pessoa para quem está a dizer a frase à sua frente. Deixe fluir sem julgar.

 

Como utilizar as cartas no trabalho com Outros?

Pode utilizar em grupos de pessoas ou individualmente. Baralhe as cartas e ofereça para o cliente retirar uma carta ou escolha uma carta especifica para dar à pessoa (ou colocar junto de cada boneco, caso esteja a utilizar bonecos em Constelações Individuais).

É importante perceber que as cartas também atuam dentro do campo sistémico, sendo mais uma ferramenta de insight para o trabalho dentro das constelações familiares.

 

Caso não seja Constelador Familiar este instrumento não o habilita a atuar como tal. 


Formulário de Contacto